sábado, 20 de junho de 2009

Comunicação Interpessoal

Autor: Paulo Faria

É um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, pelo que podemos afirmar que um Processo de Comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Como em todo Processo de Comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade possível, de forma a, que o emissor e o receptor possam dispor da maneira mais aberta para receber a informação em questão.
A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.
O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado (feedback)
O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é o factor fundamental, lembre-se que vivemos numa sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para nós, para seu interlocutor não o será. Devemos sempre ser objectivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que “ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio.”

http://sol.sapo.pt/blogs/paulofaria/archive/2009/01/23/Comunica_E700E300_o-Interpessoal-.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.