quarta-feira, 24 de junho de 2009
O Case da Oi, que fala sobre a importância da comunicação dentro da empresa.
Por se tratar de uma revista corporativa a Oi decidiu inovar para não ser somente uma revista comum.
O tema escolhido foi de acordo com o momento da companhia que engloba outras ações de comunicação, assim valorizando seus colaboradores e mostrando o quanto são importantes para o crescimento da organização.
Um grande desafio foi unir os dois mundos de culturas distintas. Principalmente pelo “Jeito Oi Simples Assim”, por ser ousado, inovador, inteligente, mostrando ter uma própria identidade aos seus clientes e colaboradores.
A publicação da revista passou por diversas mudanças com o objetivo de criar um veículo moderno, com tendências, atitude, com muitas imagens, pouco texto e gerando orgulho aos colaboradores.
Esses valores passam a ser mais conhecidos pelos seus familiares, pois a revista é entregue na casa de cada um.
Essas estratégias quebraram os paradigmas e surtiram efeitos positivos. Foram feitas 10 mil exemplares, 17 edições após a formulação e 153 colaboradores foram destaque na revista.
É através de planos de comunicação desse tipo que uma organização agrega valor, ganhando mais credibilidade do público interno. Este sendo multiplicador, divulga uma boa imagem da própria empresa.
Por Mayara Algaba Santos
domingo, 21 de junho de 2009
II Colóquio Argentina-Brasil de Ciências da Comunicação
7 a 9 de outubro de 2009
Estão abertas as inscrições para o II Colóquio Argentina-Brasil de Ciências da Comunicação que será realizado, este ano, em Mendoza, Argentina. O I Colóquio ocorreu em 2007, em Santos, como pré-atividade do Congresso da Intercom. Os trabalhos apresentados foram publicados no livro “A comunicação no mercado digital”, organizado por Gustavo Cimadevilla e Dóris Fagundes Haussen, editado pela Intercom.
http://www.intercom.org.br/coloquios/binacionais_argentinabr.shtml
Comunicação Intercultural é tema de palestra na Conferência Internacional da IABC
O segundo dia da Conferência Internacional da IABC teve como ponto alto a palestra “Campanhas Globais em Ambientes Locais”, ministrada por Ulrich Bock, presidente da Prime Strategy.
Bock iniciou sua apresentação comentando que, em um mundo plano, a mais importante tarefa do comunicador é a de apoiar a criação de uma única imagem corporativa, ao mesmo tempo em que implementa marcas internacionais distintas. A economia se torna cada vez mais global, mas a cultura não. Por isso a necessidade de serem desenvolvidas estratégias locais que considerem os hábitos, culturas e ambientes do lugar em questão, utilizando os princípios da Comunicação Intercultural.
http://www.aberje.com.br/novo/acoes_noticias_mais.asp?id=1164
Vice presidente de Comunicação da Cisco ministra palestra de abertura da IABC World Conference 2009, em São Francisco
Blair Christie, vice-presidente de comunicação corporativa da Cisco, ministrou a palestra de abertura oficial da Conferência Internacional da IABC - International Association of Business Communicators – que está ocorrendo entre os dias 07 a 10 de junho de 2009, em São Francisco, CA.
A apresentação intitulada “Todos juntos agora: Como a comunicação colaborativa pode mudar seu mundo”, versou sobre o impacto da comunicação consistente, transparente e direta – o que pode construir ou destruir uma marca, galvanizar ou desmoralizar uma empresa ou, até mesmo, transformar um indivíduo de uma comunidade em um líder mundial.
http://www.aberje.com.br/novo/acoes_noticias_mais.asp?id=1156
O Prêmio Personalidade da Comunicação
foi instituído com o objetivo de homenagear um profissional que tenha, reconhecidamente, contribuído com o conjunto de seu trabalho para a dignificação da Comunicação, em suas várias manifestações. O Prêmio Personalidade da Comunicação, será entregue uma vez por ano, em solenidade realizada dentro do Congresso Brasileiro de Jornalismo Empresarial, Assessoria de Imprensa e Relações Públicas.
http://www.megabrasil.com.br/premiopersonalidade.asp
Comunicação Interpessoal nas Organizações: como melhorar o processo
Por: Ana Luisa Pisa Marini *
Uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de comunicação eficaz. Ela precisa ser compreendida. Portanto, a comunicação precisa incluir a transferência e a compreensão de mensagem.
Há quatro funções básicas da comunicação dentro de uma organização ou grupo: controle, motivação, informação e expressão emocional. Nenhuma dessas funções deve ser entendida como mais importante do que as demais. Todas essas funções são de extrema importância e precisam ser utilizadas para o bom desempenho dos grupos.
Os problemas de comunicação ocorrem quando há falhas no processo ou fluxo. E, esses processos ou fluxos de comunicação são os passos entre uma fonte e um receptor, que resultam na transferência e compreensão de um significado. Os elementos formadores do processo são: fonte – início da mensagem; mensagem – o que é comunicado; decodificação – tradução da mensagem enviada pelo emissor; canal – mídia através da qual a mensagem viaja; círculo de feedback – verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem, é o elo final do processo.
http://www.memes.com.br/jportal/portal.jsf?post=3006
Como estimular a comunicação “face a face”?
Patrícia Bispo
Muitas empresas já passaram por grandes dificuldades e até mesmo "fecharam as portas" por não saberem lidar com determinados momentos de crise. E isso, por sua vez, ocorreu porque parte dessas organizações deixaram de lado um fator indispensável à sobrevivência no mundo corporativo: a existência de uma comunicação interna clara e acessível aos colaboradores.
Hoje, comunicar bem se tornou um dos fatores indispensáveis para quem deseja manter-se competitivo e acompanhar os constantes processos de mudanças. Dentre as alternativas de comunicação corporativa, apesar dos avanços tecnológicos, uma continua sendo utilizada e dificilmente será deixada de lado - a comunicação "face a face", onde as pessoas reforçam a chance de proximidade, de integração. Confira logo abaixo, algumas considerações que certamente fortalecerão a comunicação interna na sua empresa.
sábado, 20 de junho de 2009
Comunicação Interpessoal
Como um ser sociável, o homem possibilitou e garantiu a vida social por meio dos diferentes sistemas de comunicação que desenvolveu. À medida que a globalização avança, o mundo vai se tornando uma arena de diversidade, em que as pessoas se interagem utilizando códigos comuns, inteligíveis. Seu povo difere não apenas em termos tradicionais, como idade, sexo, raça, racionalidade, escolaridade, profissão, estado civil e organização familiar, mas também em termos de atividades e interesses, preferências e opiniões. As pessoas diferem na música de que gostam, nos programas de televisão a que assistem.
O Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal
O Congresso Brasileiro de Dinâmica Interpessoal é um dos eventos da SBDG que deixa marcas por sua qualificada e diversificada programação, o que propicia aos participantes a ampliação de conhecimentos e a oportunidade para a revisão de atitudes e comportamentos. Estas características têm oferecido, no transcorrer do tempo, credibilidade e confiança, o que torna o evento um referencial quando o assunto é Dinâmica dos Grupos.
No Congresso de 2005 pretendemos ampliar discussões sobre os impactos gerados pela globalização, enfatizando a potencialidade dos grupos para os movimentos e resultados, tanto no âmbito empresarial, como educacional e comunitário.
O público do Congresso é composto por profissionais que atuam na facilitação de grupos, executivos e gestores de equipes, profissionais de Recursos Humanos, empresários, profissionais liberais, consultores, educadores, entre outros.
Contamos com a sua participação nesta IV Edição!
http://www.administradores.com.br/noticias/congresso_brasileiro_de_dinamica_interpessoal/4513/
Lançamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Interpessoal
21/01/2008
Lançamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Interpessoal
“É preciso investir para que os funcionários do órgão sintam prazer em fazer parte desta equipe e venham trabalhar motivados”. Essa foi a frase observação proferida pelo Presidente do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, Sebastião Pelizari Junior, durante o lançamento do Programa de Aceleração do Desenvolvimento Interpessoal, acontecido na manhã desta segunda-feira, no auditório do Incra. O programa, desenvolvido pela Usina Consultoria, visa trabalhar o relacionamento entre os funcionários dos escritórios central e local de Palmas, buscando fortalecer a união entre os servidores.
http://ruraltins.to.gov.br/noticia.php?id=28
Desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo
O Livro Desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo, nele a proposta de Fela, e Muito Objetiva: Trata-se de um Manual Para Treinamento em Grupo. Destina-se aos Participantes de Grupos de Treinamento, aos Educadores em Geral e aos Leitores Interessados em Conhecer Mais Sobre Comportamento em Grupo. Desenvolvimento interpessoal, de Fela Moscovici, não é um manual de técnicas e orientação para o coordenador de treinamento. Este, entretanto, encontrará utilidade nos textos de leitura, como referência e apoio, e nas sugestões de exercícios, ao utilizá-lo como material didático de seus treinandos.
Câmara Setorial Imobiliária inicia hoje na ACIAP o Programa de Desenvolvimento Interpessoal para Núcleos Setoriais
O objetivo do programa é a aproximação dos profissionais da área e o fortalecimento da classe imobiliária em São José dos Pinhais.
A Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviço de São José dos Pinhais (Aciap) em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai iniciar hoje (19) o Programa de Desenvolvimento Interpessoal para Núcleos Setoriais. O evento vai acontecer na própria sede da Aciap (rua Joaquim Nabuco, nº 1869, São José dos Pinhais), das 18 às 22 horas, e vai até sexta-feira, dia 21 de novembro.
Segundo Valdecir Neves Ribeiro, vice-coordenador da Câmara Setorial Imobiliária, o programa busca, além da aprimoração técnica do setor imobiliário no município, o fortalecimento da categoria. “Hoje, a Câmara Setorial Imobiliária possui 23 empresas imobiliárias afiliadas. O programa para nós é uma maneira de aprender mais técnicas que facilitem e aperfeiçoem o serviço imobiliário. E diria ainda mais. A parceria com as empresas do ramo vai fomentar maiores trocas de experiências e o fortalecimento do segmento imobiliário são-joseense”, destacou Valdecir
http://www.guiasjp.com/opcoes.php?option=5&pubb=&tela=1024x768&option=5&id_noticia=35697&id_canal=96
Desenvolvimento interpessoal para acadêmicos de Administração da UNOESC
No dia 06/12/2008 coordenei um Treinamento ao Ar Livre em que acadêmicos de Administração tiveram a oportunidade de desenvolver suas relações interpessoais e vivenciar experiências sobre planejamento e execução de projetos. Neste treinamento criei o “Gravity Challenge” (nome inspirado na competição da Red Bull) em que a partir do desafio de lançar e pousar um ovo a 5m de altura são examinadas competências relacionadas principalmente as relações interpessoais. Foram momentos de muita diversão e aprendizagem para todos nós.
Os alunos passaram o dia em contato com a natureza, trabalhando com temas de relacionamento interpessoal, liderança, motivação, comprometimento e desempenho.A coordenadora dos Laboratórios, professora Joana Regensburger, explica que a atividade é uma continuação do projeto de avaliação de potencial desenvolvida durante o 1º semestre de 2008 em que os estudantes foram avaliados por meio de testagem psicológica. O treinamento foi baseado no perfil da turma.
http://sasico.com.br/psico/?p=37
Comunicação Interpessoal
É um método de comunicação que promove a troca de informações entre duas ou mais pessoas, pelo que podemos afirmar que um Processo de Comunicação prevê, obrigatoriamente, a existência mínima de um emissor e de um receptor.
Como em todo Processo de Comunicação, os ruídos existentes devem ser minimizados pelo melhor nível de qualidade possível, de forma a, que o emissor e o receptor possam dispor da maneira mais aberta para receber a informação em questão.
A escolha dos meios de comunicação e a utilização das ferramentas disponíveis devem ser observadas de modo a facilitar todo o processo com o menor índice de ruídos possível.
O importante na comunicação interpessoal é o cuidado e a preocupação dos interlocutores na transmissão dos dados ou das informações em questão para que se obtenha o sucesso no processo desejado (feedback)
O sucesso na comunicação não depende só da forma como a mensagem é transmitida, a compreensão dela é o factor fundamental, lembre-se que vivemos numa sociedade de cultura diversificada, e o que às vezes parece obvio para nós, para seu interlocutor não o será. Devemos sempre ser objectivos e claros na nossa comunicação, nunca presumindo que “ele já sabe, e não preciso ficar explicando, porque isso é obvio.”
http://sol.sapo.pt/blogs/paulofaria/archive/2009/01/23/Comunica_E700E300_o-Interpessoal-.aspx
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Comunicação interpessoal
Janela de Johari
Comunicação Interpessoal e Organizacional
'Liberdade de Comunicação é Primordial na democracia', diz kofi annan em são paulo
O Nobel da paz veio ao Brasil defender a liberdade de comunicação. “Ela é primordial na democracia”, disse o ex-secretário geral da ONU, Kofi Annan, na abertura do quarto Congresso Brasileiro de Publicidade.
O Corpo também comunica, aprenda a ler suas mensagens.
Aqui vemos um exemplo simples. O presidente Clinton nega repetidas vezes que tenha tido relações com Monica, mas ele procura a todo o momento esconder a boca enquanto fala, ou manter as mãos entrelaçadas, sinais de que tem algo a esconder.
http://www.linguagemcorporal.com.br/
Deficientes auditivos usam mãos para cantar em coral
Ainda que não possam cantar e ouvir as músicas, conseguem interpretar as canções. Para isso, a roupa toda preta e as luvas brancas são fundamentais. O olhar é a chave dessa comunicação.
Livro: O que é comunicação estratégica nas organizações?
Livro “O que é comunicação estratégica nas organizações?” das autoras mineiras Ivone de Lourdes Oliveira e Maria Aparecida de Paula, traz para o mundo organizacional, novas reflexões sobre a interação entre as organizações e seus atores sociais apontando, a partir das transformações de nossa sociedade, o porquê é necessário um novo modelo de interação comunicacional. A partir do crescimento acelerado das novas mídias, dos novos processos produtivos, a integração dos mercados e a globalização, modificaram-se as relações de trabalho aumentando o trabalho imaterial, que denota o produto subjetivo, ou seja, a prestação de serviços, cada vez mais freqüente e mais exigente aos trabalhadores devido ao grande desgaste emocional; as estratégias; a forma de gestão das organizações e principalmente a forma como as organizações passaram a se relacionar com seus públicos.terça-feira, 16 de junho de 2009
Filme O Terminal
O Terminal é um um filme que gira em torno da dificuldade de Viktor em se comunicar. Pelo fato dele e das pessoas do aeroporto não falarem o mesmo idioma, dificultando a comunicação, já que a mensagem recebida e enviada não era compreendida. Nesse contexto o diretor do aeroporto Frank Dixon, interpretado por Stanley Tucci, tenta por gestos (mímica) explicar a situação para Viktor, sem obter muito sucesso. Mas, é em um processo de associação de imagem e som (hino nacional da Krakozhia, com as cenas de conflito no país e algumas palavras da legenda do noticiário que passava na televisão) que leva Viktor a compreender sua situação, de que teria que ficar preso no aeroporto sem poder entrar em território americano, e devido a essa situação ele aprende o código local por meio de comparação de dois livros de mesmo conteúdo mas, em idiomas diferentes (idoma inglês falado no Estados Unidos e o seu idioma natal).
O Filme Náufrago
No início do longa, percebe-se a dependência de Chuck da comunicação interpessoal na sua profissão. A todo tempo ele usa a linguagem para dar ordens, orientar e cobrar o máximo de agilidade de seus funcionários. O personagem é alguém de extrema atividade, sua vida é demarcada em todos seus horários pelo relógio. Ocupado demais e obrigado a restringir ao máximo seus compromissos pessoais, ele deixa a namorada com a promessa de que voltaria logo e num acidente catastrófico, sua vida corrida é interrompida num lugar sem pagers, agendas ou celulares.
domingo, 7 de junho de 2009
Comunicação interpessoal nas instituições de ensino superior
Autora: Ednilce F. Cruz Mendes
RESUMO
http://www.administradores.com.br/producao_academica/comunicacao_interpessoal_nas_ies/713/download/
Comunicação
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
PROF: LEONOR CORDEIRO BRANDÃO
A palavra Comunicação vem do latim “Comunicare”que significa POR EM COMUM “trocar experiência através de idéias, sentimentos e emoções”.
É através da linguagem que se constrói a existência pessoal, “as atividades da linguagem não servem apenas para comunicar a informação, mas também para exprimir aquele que fala” (Grize)
A pessoa ao usar a palavra está tentando se exprimir e comunicar uma imagem de si mesma.[...]
Como preparar uma "Fala de improviso"
* Se você aprecia falar de improviso não deixe a responsabilidade do discurso por conta da sua memória. Ela não é confiável neste caso.
* Não deixe o improviso por conta de sua auto-suficiência. Improviso na oratória não gera só "gafes", gera efeitos indesejáveis.
* Se você vai falar e tem um tempo para se preparar analise se a "ocasião" pede um improviso ou um discurso mais qualificado, escrito.
* Tem o tempo disponível? Pare, analise, coloque no papel as principais idéias que envolvem a apresentação.[..]
http:www.rh.com.br/Portal/Comunicacao/Artigo/4460/eu-falando-em-publico.html#
Comunicação interpessoal
- CÓDIGO DE SOLETRAR
http://www.faatesp.edu.br/publicacoes/COMUNICACAO%20NA%20EMPRESA.PDF
O Livro Dinâmica das relações interpessoais
O Livro Dinâmica das relações interpessoais nos traz uma preciosa contribuição no que se refere a discussão das formas como as pessoas devem se relacionar adequadamente uma com as outras. Discutem-se nesse livro aspectos conhecidos como motivadores psicológicos (auto-estima, empatia, afetividade); tratam também de estilo de liderança (como liderar adequadamente para o relacionamento ser bom) e, principalmente, de como formar equipes de alta peformace.Fonte: CRIVELATO, Rafael; TAKAMORI, Jorge Yukio. Dinâmica das relações interpessoais. Campinas, São Paulo. Alínea, 2006.
Comunicação e construção a austoestima infantil
Simão de Miranda
A comunicação não se dá apenas por palavras. O modo de falar, o tom da voz, as expressões, os gestos e o contexto também transmitem informações. Esse fenômeno, conhecido como metacomunicação, é fundamental para a construção da autoestima, principalmente nos primeiros anos de vida. Conhecê-lo melhor ajudará na formação de adultos mais confiantes, otimistas, altruístas e afetivos.